sexta-feira, 7 de julho de 2017

Classificação dos Materiais Magnéticos


Os diferentes materiais existentes são atraídos de diversas formas pelo campo magnético, depende da forma com que seus elétrons estão organizados, se realmente tendem a absorver ou repelir seus efeitos. Com essa análise, observa-se o período em que o material vai se manter magnetizado e dessa forma como classificá-lo em Ferromagnético, Paramagnético ou Diamagnético.
Ferromagnéticos: são materiais que tendem a reagir a um campo magnético e sendo são  fortemente atraídos por imãs, como ferro, cobalto e níquel. A magnetização desses materiais é tão forte que persiste até quando o campo é retirado, criando imãs permanentes.
Quando um material ferromagnético, como o ferro, sofre a interação de um campo magnético, tende a virar um imã por tempo indeterminado, isso ocorre porque seus dipolos atômicos são alinhados com o do campo e essa estrutura permanece assim por tempo indeterminado.  
Paramagnéticos: são materiais que precisam estar sob ação de um campo magnético para que ocorra a magnetização, ou seja, assim que o campo é retirado a magnetização desaparece, por isso são considerados fracamente atraídos por imãs, podendo citar alumínio, madeira e platina.
Por esse processo de desmagnetização ser ínfimo, é preciso fazer uso de certos equipamentos para percebê-lo. Esse efeito se deve aos elétrons desse tipo de materiais serem “desordenados” ou desemparelhados, que por um pequeno período de tempo se alinham por ação do campo magnético, quando se tem a formação de imãs fracos ou que tem interação mais fraca.
Diamagnético: são materiais que tem certa facilidade em repelir campos magnéticos, se movem na direção inversa ao fluxo das linhas de campo, se movem de onde o campo é mais intenso para onde o campo é menos intenso, ou seja, são ligeiramente repelidos por ímãs, como ouro, zircônio e mercúrio.
O fenômeno deve-se por esse material apresentar um momento dipolar magnético que atraído pelo sentido oposto ao campo.


 Referência Bibliográfica: 
CALLISTER, William D. Jr Ciência e Engenharia dos Materiais: uma introdução, 5a Edição, Rio de Janeiro, LTC, 2000.
SANTOS, Marco Aurélio da Silva. "Materiais paramagnéticos, diamagnéticos e ferromagnéticos"; Brasil Escola. Disponível em <http://brasilescola.uol.com.br/fisica/materiais-paramagneticos-diamagneticos-ferromagneticos.htm>. Acesso em 07 de julho de 2017.


segunda-feira, 3 de julho de 2017



Plano de Trabalho do Projeto:

A organização do Projeto foi efetuada a partir das diferentes atividades que devem ser desempenhadas pela equipe para que o projeto possa alcançar o sucesso, pois além da montagem no projeto também constam etapas como testes e apresentação, direcionando os prazos das atividades para que os objetivos sejam cumpridos a tempo.
Baseado em todo esse planejamento que deve ser feito, foi criado o seguinte Plano de Trabalho, onde consta o número de semanas que temos para a finalização do projeto e de que forma podemos fazer um melhor aproveitamento desse tempo:

Atividade\Semana
1ª 
Fundamentação Teórica

      
      X

     X

      X




Criação do Blog

       X

     






Atualização do Blog

      X

     X

      X

     X

     X

     X

     X

     X
Orçamento e Pesquisa dos Materiais


     X

     X

     X




Modelo 3D


    

     

     X

     X

     

     

     
Compra dos Materiais



    
     X
     
      


Montagem e Execução do Theoprax




     X

      X

     X

    X

Testes





     
     X
     
    X
      
Confecção do Vídeo







    X

Confecção dos Slides







     X

Entrega do Protótipo








     X

Postagens em destaque

Plataformas Digitais para Apresentação do Projeto Para apresentar de forma detalhada e completa,o projeto, nos foi proposto a produção ...